A plataforma vibratória é um dos tipos de vibração mais utilizados, sendo capaz de gerar ondas sinusoidais com frequências variando entre 15 e 60 Hz e um deslocamento vertical ou horizontal de 1 a 10 mm.

No tratamento da gordura localizada, esse recurso se destaca pela eficácia e segurança na entrega de resultados. Por isso, é considerado o padrão-ouro para o manejo dessa afecção.

Mecanismos de ação da plataforma vibratória

A vibração é a oscilação mecânica em torno de um ponto de equilíbrio, caracterizando-se como um movimento que se repete, de forma regular ou irregular, dentro de um intervalo de tempo determinado.

Em suma, a plataforma vibratória possibilita a quantificação precisa da intensidade da vibração emitida, a qual é determinada pela amplitude das ondas geradas durante o deslocamento e pela frequência com que esses deslocamentos ocorrem.

Calcula-se a amplitude como a metade da diferença entre os valores máximo e mínimo do deslocamento oscilatório, e expressa-se em milímetros (mm). A frequência de vibração, por outro lado, representa a taxa de repetições dos deslocamentos, sendo medida em hertz (Hz).

É possível classificar a grande variedade de plataformas vibratórias disponíveis no mercado em vibração vertical e vibração oscilatória. A maioria das evidências científicas associa os benefícios sistêmicos da vibração de corpo inteiro aos sistemas de vibração vertical.

LEIA TAMBÉM: Intradermoterapia para rejuvenescimento

Quanto aos mecanismos de ação, sabe-se que a vibração é influenciada por diversos fatores neurais, incluindo a sincronização das unidades motoras por meio dos motoneurônios, a potencialização do reflexo de estiramento, o sinergismo da atividade muscular e a modulação do sistema de inervação recíproca. Nas fibras musculares, a vibração provoca pequenas alterações longitudinais, permitindo, assim, sua reorganização diante do estímulo vibratório. Quando o músculo é estirado, o fuso muscular detecta essas modificações, aumenta sua taxa de disparo e ativa os potenciais motores. Esses, então, estimulam os α-motoneurônios, desencadeando o reflexo do fuso muscular.

Imagem retirada do livro “Eletroterapia de Precisão Aplicada à Estética”, que será lançado em breve.

No início da década de 90, pesquisas demonstraram que a vibração ativa os receptores do fuso muscular de forma localizada e também se propaga para músculos adjacentes.

Plataforma vibratória no tratamento de gordura

Desenvolveu-se a vibração do corpo como um recurso para proporcionar diversos benefícios à saúde, especialmente para pacientes com limitações funcionais que dificultavam a prática de exercícios convencionais.

O avanço das pesquisas científicas fez com que se reconhecesse esses dispositivos como uma alternativa complementar à atividade física. Então, contribuíram para o aumento do gasto energético, a redução da gordura corporal e a melhora da força e da massa muscular.

Em um estudo, avaliou-se os efeitos da vibração de corpo com 20 a 40 Hz de frequência e 2,5 a 5 mm de amplitude, durante 8 semanas. Percebeu-se, como resultado, uma redução de 2,1% de gordura corporal.

Pode-se explicar a redução de gordura por meio de três mecanismos:

  • A exposição aguda às vibrações estimula o sistema nervoso simpático central, ativando a inervação do tecido adiposo branco e desencadeando a lipólise;
  • A vibração contribui para um melhor controle glicêmico, favorecendo a ação da insulina e a regulação da glicose;
  • A plataforma estimula a liberação do hormônio do crescimento, que potencializa o metabolismo.

Além disso, a vibração no corpo pode aumentar a sensibilidade à insulina em aproximadamente 35% após 8 semanas de tratamento. Com isso, tem-se uma melhor regulação metabólica, promovendo o aumento da adiponectina, a redução dos níveis de leptina e a melhora na captação de glicose pelo músculo esquelético.

Parâmetros de aplicação

Os benefícios da vibração estão diretamente relacionados ao tipo de dispositivo e aos parâmetros ajustados pelo profissional na abordagem clínica. Dentre eles, destaca-se a frequência, a amplitude e a duração da intervenção.

No tratamento de gordura corporal, trago, como sugestão de parâmetros:

Frequência: 25 a 45 Hz
Amplitude: 2 a 6 mm
Tempo de tratamento: Máximo de 15 minutos por dia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here