Nas últimas semanas minhas redes sociais foram inundadas por vídeos e fotos de pés em águas limpas que posteriormente se tornaram sujas…O título das postagens: Detox nos pés!
Vamos por partes…
O que é isso?
Segundo os próprios difusores da técnica, os pacientes colocam seus pés em uma bacia com água salgada, na qual se encontram eletrodos de cobre e de aço, ou, eletrodos de crômio, níquel e platina, que ajudam a desintoxicar o corpo humano.
Como funciona?
O apelo é que os tais eletrodos de cobre e de aço presentes no aparelho de desintoxicação iônica são os agentes que eliminam do corpo todo tipo de poluição, como as toxinas, produtos químicos, efeitos de radiações e materiais sintéticos que ficam armazenados na pele, promovendo além do bem-estar geral, uma sequência de benefícios:
⦁ Desintoxicação do corpo como um todo (com ênfase nos principais órgãos);
⦁ Melhoramento da circulação sanguínea e linfática;
⦁ Diminuição do estresse, ansiedade, entre outros.
Quando vi tais postagens, questionamentos se fizeram presentes e, ainda no smartphone, fiz as primeiras pesquisas no pubmed – e depois em conversas com colegas, minhas percepções se tornaram reais.
Aí temos mais um caso de sofisma na nossa área de atuação! INFELIZMENTE.
Antes de te contar o que dizem os artigos científicos sobre o assunto, vou conceituar sofismo pela ideia de Aristóteles. Este conceituado filósofo, foi o primeiro a dividir argumentos em duas classes: os verdadeiros e outros que não o são, embora pareçam. Estes últimos são os sofismas.
Os sofismas parecem verdadeiros, pois são pautados em fatos verdadeiros. Porém estes fatos não levam necessariamente a argumentos verdadeiros.
Típico caso do detox, pois, vemos a água escurecer com o passar do tempo.
Existe algum risco em fazer esse procedimento?
Em carta ao autor do estudo, foi descrito que em uma solução ocorre a liberação de aproximadamente 200 mg de cromo, consistindo principalmente em cromo hexavalente 1, e 60 mg de íons de níquel. A captação de íons metálicos da solução galvânica para o corpo do usuário segue o mesmo trajeto eletroquímico que ocorre na iontoforese. Assim, a penetração de metais pesados através da pele não é surpreendente.
O cromo hexavalente é carcinogênico em concentrações mais altas. Sabe-se que íons de cromo, níquel e platina podem causar eczema nas mãos e doença pulmonar obstrutiva crônica se inalado durante um período prolongado, como é o caso com usuários regulares do detox dos pés – ou Iônico, como vem sendo chamado.
Cromo e Níquel podem ser encontrados durante a autópsia no tecido canceroso de trabalhadores expostos a tais íons por longos períodos.
Os pacientes e profissionais de saúde que entram em contato com estes íons devem ter cautela no que se refere a exposição prolongada aos citados, uma vez que, ainda necessitam mais pesquisas a respeito da segurança da utilização dos banhos de detox nos pés.
Aqui, deixamos duas matérias publicadas na Europa acerca da terapia e suas proibições. Fiquem à vontade para compartilhar, comentar e enviarem dúvidas acerca do tema.
Este conteúdo foi co-produzido por Théo Guterres, nosso consultor físico e químico e Ma. Giovana Sinigaglia.