Entender o surgimento da plataforma vibratória, antes mesmo do recurso ter se tornado algo relevante para o mercado da estética é essencial para quem quer trabalhar em alta performance, principalmente em tratamentos corporais.

Neste post, vamos entender:

  1. Surgimento da Plataforma Vibratória?
  2. Quais os efeitos fisiológicos da Plataforma Vibratória?
  3. Quais os principais benefícios da plataforma vibratória na Estética?
  4. O que devo tomar cuidado na hora de elencar Plataforma Vibratória nos meus tratamentos?
  5. Como aplicar corretamente a Plataforma Vibratória?

O legado das agências espaciais e a plataforma vibratória

plataforma-vibratória-nasa

As agências espaciais nos deixaram um legado ao longo dos anos no que se diz respeito a descoberta cientificas e desenvolvimento de tecnologias inovadoras, sendo que depois de algum tempo, estas se tornaram recursos para nossas atividades de vida diária, esta lista não é pequena:

  • Detectores de fumaça
  • Painel solar
  • Sistema anti-formação de gelo no avião
  • Detector de Minas
  • Melhor Software
  • TV por satélite
  • Comida congelada a vácuo
  • Material viscoelástico

E na área da saúde não é diferente, os pesquisadores facilitaram, viabilizaram ou deram o “start” para a aplicabilidade de muitos recursos tanto de tratamento quando de diagnóstico, como por exemplo:

  • Tomografia computadorizada
  • Membros artificiais
  • Implante coclear
  • Bomba de insulina
  • Termômetro auricular

E obviamente a área da estética conhecida por seus preceitos tecnológicos e inovadores também se utilizou das investigações de base desses cientistas para incorporar aparelhos de tratamento, e sem dúvida alguma a corrente russa é a mais conhecida pelos profissionais que trabalham na área de corporal. Outro aparelho de alta relevância que foi desenvolvido na década de 70 durante a corrida espacial, com o objetivo de aumentar a densidade mineral óssea dos cosmonautas é a Plataforma Vibratória.

Quais são as alterações estéticas que a plataforma vibratória pode auxiliar no tratamento?

A plataforma vibratória pode ser associada a tratamentos de obesidade, gordura localizada, celulite, hipotrofia muscular e até mesmo no pós-operatório de cirurgia bariátrica (desde que o profissional entenda os efeitos e contraindicações desta poderosa ferramenta de trabalho).

Quais são os benefícios da plataforma vibratória na Estética?

Pesquisadores dividem os efeitos da vibração no corpo humano em agudos e crônicos, e essas respostas fisiológicas (respeitando as devidas diferenças) podem produzir efeitos corporais semelhantes às de treinamentos aeróbicos, o que por sua vez, pode ser interessante para complementar tratamentos estéticos, no que diz respeito, por exemplo,
à metabolização de ácidos graxos advindos de processos de lipólise gerados por recursos de eletroterapia.

Além da promoção de hipertrofia muscular devido a alta capacidade do aparelho de recrutar fibras musculares, a plataforma parece ser capaz de ampliar níveis de hormônios de crescimento e testosterona.

Fonte: Retirado do livro Raciocínio Clínico Aplicado À Estética Corporal

O que devo estar atento na hora de elencar uma plataforma vibratória para minha clínica?

Primeiro, entender a diferença de uma plataforma vibratória para uma oscilatória…

E depois disso, estar atento a três variáveis fundamentais:

  • FREQUÊNCIA – representa o número de vezes que o movimento se repete no período de um segundo, sendo expressa em hertz.
  • AMPLITUDE – representa o deslocamento que o movimento realiza e é expressa em unidades de medida de comprimento (ex.: milímetros).
  • MAGNITUDE – é determinada pela aceleração da gravidade.

Como aplicar corretamente a plataforma vibratória?

Por fim, é fundamental afirmar que mais estudos científicos devem ser produzidos para melhor amparar a utilização da plataforma em clínicas e consultórios, contudo, temos respaldo suficiente para que esta ferramenta venha a ampliar nossos resultados na estética corporal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here