A inclusão de ativos orais no plano de tratamento é uma estratégia eficaz para potencializar os resultados das intervenções estéticas. Os nutricosméticos, em casos de deficiências vitamínicas, auxiliam o organismo e permitem, então, que os efeitos dos recursos de eletroterapia sejam potencializados.
Pensando nisso, selecionei, para o texto de hoje, 5 afecções estéticas e os ativos mais indicados para cada uma delas.
Nutricosméticos para tratamento de acne
O desenvolvimento da acne envolve, primeiramente, a interação de múltiplos fatores patogênicos, como a hiperqueratinização folicular, a colonização bacteriana, o aumento da produção sebácea e a ativação de mecanismos inflamatórios.
Com base nisso, sugiro, como ativos orais:
- Vitamina C: Considerando que a inflamação e o estresse oxidativo estão envolvidos na fisiopatologia da acne, a vitamina C se destaca como um ativo eficaz devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Recomendação: 200 mg ao dia.
- Zinco: Acredita-se que o zinco contribui de forma positiva no tratamento da acne por meio da sua ação bacteriostática, efeito antioxidante, redução da produção sebácea e diminuição do acúmulo de células inflamatórias. Recomendação: 10 mg ao dia.
- Vitamina A: Pesquisadores associam o zinco à vitamina A no tratamento de pacientes com pele acneica. A intervenção é capaz de reduzir, de forma significativa, o número de pápulas, pústulas e infiltrados inflamatórios. Recomendação: 1000 μg ao dia.
Ativos orais no manejo de gordura
O tratamento de gordura exige que o profissional domine a associação de recursos para entregar resultados diferenciados. Os nutricosméticos, nessa afecção, são responsáveis, em suma, por suprimir o apetite, reduzir a absorção de lipídios e carboidratos, inibir a lipogênese, regular o metabolismo lipídico, aumentar o gasto energético basal, atuar na microbiota e na macrobiota do sistema digestivo e minimizar os efeitos inflamatórios da obesidade.
As evidências científicas apontam, como sugestões:
- Camellia sinensis: O chá branco é rico em polifenóis e outros antioxidantes, destacando-se por sua ação na prevenção do envelhecimento precoce e na redução dos níveis de LDL. Por outro lado, o chá verde é conhecido por acelerar o metabolismo e estimular a oxidação de gorduras, apresentando, ainda, efeito hipoglicemiante. Já o chá vermelho contém uma combinação de polifenóis, taninos, cafeína e outros compostos bioativos que estimulam o metabolismo hepático e auxiliam na redução do colesterol total. Recomendação: 300 mg ao dia, em pó.
- Cafeína: Estimula o processo de emagrecimento por meio de sua ação termogênica e por sua capacidade de promover a lipólise. É importante, porém, atentar ao nível de tolerância do paciente à substância. Recomendação: 400 mg ao dia.
- Picnogenol: Estimula a produção de óxido nítrico, sendo indicado no tratamento de disfunções endoteliais e apresentando, ainda, ação na inibição da lipogênese. Recomendação: 50 a 100 mg ao dia, extrato seco.

Nutricosméticos no tratamento de celulite
De acordo com a teoria da inflamação recorrente, a mais aceita para explicar o desenvolvimento da afecção, a celulite pode ser classificada em dois tipos: fibrótica e inflamatória.
Como dicas de ativos, trago:
- Rutina: Modula diversas funções biológicas e possui propriedades anti-inflamatórias, antialérgicas e vasoativas. Atua também como antioxidante e contribui para a redução dos níveis de colesterol hepático e circulante. Recomendação: 100 mg ao dia.
- Silimarina: Apresenta potente ação antioxidante, sendo capaz de neutralizar diversos radicais livres. Ademais, demonstra eficácia na modulação da resposta inflamatória no sistema tegumentar. Recomendação: 200 mg ao dia.
- Faseolamina: Inibe a atividade da enzima alfa-amilase, responsável pela hidrólise dos carboidratos, reduzindo, assim, sua biodisponibilidade no trato intestinal. Recomendação: 300 mg ao dia.
Ativos orais para rejuvenescimento
O processo de envelhecimento promove alterações estruturais marcantes no sistema tegumentar. Dentre os principais sinais clínicos observados, destacam-se, por exemplo, a atrofia, o enrugamento, a ptose e a lassidão cutânea.
Sugiro, como nutricosméticos:
- Carotenoides: Os mecanismos de ação dos carotenoides no rejuvenescimento cutâneo envolvem, primariamente, sua potente atividade antioxidante. Esses compostos atuam sequestrando e neutralizando espécies reativas de oxigênio e radicais livres, prevenindo, assim, danos às membranas celulares e contribuindo para a integridade e vitalidade da pele. Dentre eles, o β-caroteno se destaca.
- Antioxidantes orais: Os antioxidantes atuam como fotoprotetores orais, exercendo também ação anti-inflamatória. Ainda, neutralizam espécies reativas de oxigênio, atenuando os efeitos nocivos da radiação solar.
- Colágeno hidrolisado: O mecanismo de ação do colágeno hidrolisado no rejuvenescimento cutâneo ainda não está completamente elucidado. Todavia, a principal hipótese sugere que seus peptídeos bioativos estimulam a atividade dos fibroblastos e favorecem a síntese de fibrilas de colágeno de forma direcionada, contribuindo para a melhora da estrutura e firmeza da pele. Recomendação: 10 g ao dia.
LEIA TAMBÉM: Peeling químicos: 3 dicas para tratamento
Nutricosméticos no tratamento de melasma
Em suma, o melasma se trata de um distúrbio hipermelanótico cuja manifestação é agravada pela exposição à luz. Clinicamente, caracteriza-se pelo aparecimento de manchas escuras, assintomáticas e com distribuição simétrica na face.
Dicas de nutricosméticos:
- Picnogenol: Seu mecanismo de ação está associado à sua capacidade de atuar como um sequestrante natural das principais espécies reativas de oxigênio fisiologicamente relevantes. Dessa forma, contribui para a redução dos danos cutâneos provocados pelos radicais livres induzidos pela radiação solar. Recomendação: 75 mg ao dia.
- Ácido tranexâmico: Age inibindo a ligação do plasminogênio aos queratinócitos, o que reduz a liberação de prostaglandinas e ácido araquidônico, resultando na restrição do processo de melanogênese. Recomendação: 250 mg, 2x ao dia.
- Púnica granatum: Estudos indicam que o extrato de romã apresenta elevada atividade antioxidante, além de propriedades fotoprotetoras e clareadoras, contribuindo para a proteção e uniformização do tom da pele. Recomendação: 250 mg ao dia.
Os nutricosméticos são excelentes aliados aos planos de tratamento estéticos. Dominando os ativos orais evidenciados pela ciência, é possível, então, potencializar a entrega de resultados e garantir uma prática clínica eficaz.