A criolipólise é uma técnica relativamente nova no Brasil e vem sendo amplamente divulgada em todos os canais de mídia relacionados à saúde, beleza e cuidados com o corpo. Entretanto, houve casos graves de queimaduras em pacientes que se submeteram à técnica, gerando uma tensão no mercado, tanto por parte dos profissionais, quanto por parte dos pacientes.

Assista à matéria completa do Fantástico explicando o caso:

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/08/veja-os-riscos-do-tratamento-estetico-que-promete-congelar-gorduras.html

Um breve resumo sobre criolipólise do ponto de vista científico

criolipolise

A criolipólise (Crio: Frio / Lipólise: Degradação do tecido adiposo) é baseada no fato de que, quando modulamos e controlamos a exposição do sistema tegumentar ao frio, pode ser possível danificar os adipócitos, enquanto evitam-se danos na epiderme e derme. A técnica gera um processo inflamatório estimulado por apoptose do adipócito, iniciado quando os macrófagos e outros fagócitos cercam e começam a digerir as células lipídicas como parte da resposta natural do organismo à lesão. Com o passar dos dias, através de inflamação, o volume dos adipócitos é diminuído, sendo que, em três meses, os septos interlobulares são distintamente espessados e o processo inflamatório auxilia numa maior diminuição do volume dos adipócitos. 

O que podemos levar como lição dos casos de queimadura já vistos são estes três pontos fundamentais:

1º – Seleção natural do mercado da Estética (somente os qualificados e competentes sobreviverão)

estética seleção natural

Casos de queimaduras chocam pelas fortes imagens e pelas pacientes que tiveram grandes danos na pele, porém servem para uma coisa muito importante: EDUCAR OS PACIENTES! Qualquer paciente que buscar por tratamentos que envolvam a criolipólise ou qualquer outro tipo de tratamento que promova a lipólise, irá pesquisar muito bem a sua clínica, você e seus perfis em redes sociais. Esteja atento e preparado quando isto acontecer. Ser profissional é a única certeza de que você vai se manter neste mercado por muito tempo. Isto nos leva ao segundo item.

2º – Seja um ESPECIALISTA! Domine o que você se propôs a fazer

seja um especialista

As pessoas não compram os seus serviços, elas compram você! Transmitir confiança para fechar tratamentos é fundamental e, para isso, seus pacientes precisam saber que você domina o que faz para sentirem segurança no tratamento ofertado, pois eles estão lhe entregando seu bem mais valioso: a SAÚDE.

3º – O conhecimento sempre vai estar no modo BETA. ESTUDE!

study hard

Você nunca vai saber tudo. Além disso, o mundo muda a todo momento e novas tecnologias não param de surgir. Esteja sempre aperfeiçoando seus conhecimentos, estudando, indo a workshops e treinamentos, lendo livros e artigos científicos. Isso vai fazer toda a diferença na sua carreira, pode apostar.

Obrigado pela leitura! Continue conectado conosco pelos nossos canais no Facebook e no YouTube, e também pela nossa newsletter, onde entregamos todos os conteúdos diretamente por e-mail. Se você gostou deste texto, deixe a sua opinião abaixo em um comentário. Vamos fortalecer o debate sobre Estética, este mercado que continua crescendo e precisando de profissionais capacitados!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here