O ciclo vital da mulher é constituído por conhecidas fases, que vão desde a infância à velhice e, entre estas, a mulher desfruta o privilégio de poder guardar em seu ventre uma vida, fase esta denominada de gravidez – entendida como um conjunto de fenômenos fisiológicos que evolui para a criação de um novo ser.

Esse período pode ser considerado o mais rico de todos os episódios vivenciados por uma pessoa, sendo uma ocasião de inúmeras alterações do corpo e, consequentemente, da mente. Todas essas alterações fisiológicas ocorridas durante a gravidez, e após, sejam elas sutis ou marcantes, estão entre as mais acentuadas que o corpo humano pode sofrer, gerando:

  • Medos
  • Dúvidas
  • Angústias
  • Fantasias
  • Curiosidade

Estudos mostram esse período como promotor de um emaranhado de sentimentos que podem – e devem – ser compartilhados com os profissionais de saúde desde o início até depois do puerpério! Dentre estes profissionais qualificados, estão os que trabalham com estética.

Entenda como o corpo se molda ao longo da gestação:

No transcorrer deste artigo, vamos relacionar as principais mudanças estéticas que a gestação pode promover no corpo da mulher e respectivas dicas de tratamento. Pesquisas mostram que a percepção das gestantes sobre as modificações provenientes da gravidez estão direcionadas ao aumento de peso, das mamas e do abdome, sendo que, estas modificações são destacadas de forma distinta por cada mulher, de acordo com o período gestacional em que se encontram. Cabe ressaltar que o segundo e terceiro trimestres foram ressaltados como períodos em que ocorrem as mais significativas modificações corporais.

Dentre essas alterações destacam-se:

Inchaço/edema

A medida que existe um avanço na gravidez, líquidos podem se acumular nos tecidos, geralmente nos pés, tornozelos e pernas, causando inchaço local (edema). O líquido se acumula durante a gravidez porque as glândulas adrenais produzem mais dos hormônios que fazem o corpo reter líquidos (aldosterona e cortisol), outra causa deste acúmulo de fluido é o útero dilatado, que interfere no fluxo de sangue dos membros inferiores para o coração.

Sugestão de tratamento: Drenagem Linfática Manual
O tratamento promove uma série de efeitos fisiológicos importantes:

  1. aumento da contratilidade dos linfáticos;
  2. aumento da reabsorção de proteínas;
  3. melhora da drenagem linfática colateral;
  4. estimulação do sistema imunológico;
  5. estímulo do movimento dos fluidos corporais, aumentando a capacidade de redução do edema;
  6. aceleração na eliminação de resíduos dos tecidos.

Estudos mostram ainda que a drenagem linfática manual é capaz de gerar o aumento da resposta parassimpática, resultando em efeito calmante com consequente redução do espasmo muscular e da dor.

Conheça outros potenciais da DLM na área estética.

Estrias de pele

As estrias de pele são lesões advindas da redução no número do volume dos elementos do sistema tegumentar, além do rompimento de fibras elásticas da pele. O surgimento está associado a um contínuo e progressivo estiramento mecânico da pele, que ocorre principalmente nos episódios de ganho de peso, como na gestação, onde há uma expansão rápida e ou contínua do sistema tegumentar.

Sugestão de tratamento: Radiofrequência
A radiofrequência é um aparelho de radiações do espectro eletromagnético na ordem de quilohertz (kHz). A transmissão de radiofrequência por tecidos biológicos pode produzir uma série de respostas fisiológicas, advindas basicamente do aumento de temperatura. Dentre esses efeitos importantes para o tratamento das estrias estão o estímulo de tropoelastina, de fibrilina e procolágeno I e III.

Quer saber mais sobre Radiofrequência? Temos um conteúdo bem completo sobre a terapia, aqui.

Manchas de pele/melasma

As manchas apresentam-se como acastanhadas simétricas, de bordas irregulares, porém com limites bem definidos. Muito comuns em gestantes, pesquisas mostram que é causado tanto pelo incremento do número de melanócitos quanto pelo aumento da atividade das enzimas melanogênicas sobrejacentes às alterações dérmicas causadas, além das alterações hormonais pela radiação solar.

Sugestão de tratamento: Peeling Químico
Os ativos cosméticos despigmentantes, como o ácido glicólico, podem agir por diferentes mecanismos de ação. No entanto, todos estão ligados à interferência direta no processo de transferência da melanina para as diferentes camadas da pele. Esses ativos podem intervir no transporte dos grânulos de melanina, alterando-a quimicamente, destruindo seletivamente os melanócitos ou, ainda,  inibindo a formação de melanossomos e alterando a sua estrutura, por meio da fragmentação das suas paredes – o que leva à dispersão dos grânulos melânicos.

Temos um curso completo de Peelings Magistrais na plataforma digital. Conheça: Estética Experts

É importante lembrar que a indicação de cada tratamento listado depende da avaliação do profissional escolhido e, que boa parte da conduta só é indicada após finalizado o período gestacional e lactante.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Silva C, Edina, B P, Gigliola M, Sampaio C, Tarciana, de A S, Raionara C, Rodrigues N, Arieli, B de S – ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS NA PERCEPÇÃO DE MULHERES DURANTE A GESTAÇÃO.
Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste [en linea] 2010.
Rezende J. Obstetrícia. 10ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2005.
Tassinary João F, Sinigaglia Giovana, Sinigaglia Marialva – RACIOCÍNIO CLÍNICO APLICADO À ESTÉTICA CORPORAL; 2018. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here