Como a formação de opinião imprudente pode destruir um mercado inteiro.

Tenho me tornado uma pessoa extremamente chata e cansativa, e isso, provavelmente, porque o pensamento científico faz cada vez mais parte do meu dia a dia! Você sabe qual é a base do pensamento científico? Te digo: O ceticismo (um estado de quem duvida de tudo)…

“A única certeza é que duvido, e se duvido eu penso, e se penso logo existo”
René Descartes

 

Não que, quem ou o que não pensa não existe, mas, na ciência, temos por filosofia não acreditar em nada, e mudamos de crenças quando são apresentadas fortes evidências, com bom delineamento metodológico, provando o contrário do que acreditávamos antes.

Mas, por que estou divagando sobre isso? Porque esta introdução é uma homenagem a área da estética, a área da saúde com maior quantidade de fake news científicas por metro quadrado.

Aliás, isso é um problema muito sério, pois, leva muitos profissionais a elencarem técnicas muitas vezes caras e com alto risco de efeitos colaterais aos pacientes, se baseando na confiança que tem em alguns veículos ditos de informação. E tem mais: Saliento que os criadores das notícias científicas falsas não estão sozinhos, temos junto formadores de opinião com conflito de interesse, revistas científicas de baixa qualidade, vendedores desinformados e profissionais que não sabem diferenciar conhecimento de mera informação.

Poderia aqui citar e contrapor inúmeras Fake News em nossa área, mas, vou focar em uma notícia científica verdadeira: A terapia combinada FUNCIONA SIM para o TRATAMENTO DO CONTORNO CORPORAL.

 

E por que posso dizer isso com convicção, e o mais importante, sem nenhum conflito de interesse?

Porque publicamos recentemente, na revista Journal of Cosmetology, o artigo intitulado Aesthetic Nonthermal Ultrasound and Electric Current Combination Therapy for Body Sculpting.

Nós mostramos que no seguinte modelo e condições experimentais:

A terapia combinada:

  • Diminui a espessura de tecido adiposo (adipometria)
  • Não altera a perimetria da área tratada
  • Não altera os níveis de triglicerídeos
  • Promove um aumento dos níveis de colesterol total

Acreditamos que o efeito do aparelho está relacionado ao mecanismo de lipólise via catecolaminas, a partir da ativação de canais voltagem dependentes na membrana dos adipócitos. Esse processo levaria a saída do ácido graxo e glicerol de dentro da célula, e neste sentido, finalizo o texto fazendo um pedido e dando duas dicas:

Dicas importantes:

  1. Sempre que necessário, avalie o perfil lipídico do paciente antes de mobilizar gordura corporal.
  2. Não esqueça de oxidar o conteúdo do tecido adiposo após estimular a lipólise.

Pedido: Leia e compartilhe
Leia o artigo na íntegra e divulgue entre os amigos e colegas.

Baixe aqui o artigo completo em PDF

Ficou com alguma dúvida? Quer me dar alguma dica, sugestão ou fazer uma crítica construtiva? Comente aqui abaixo! Você também pode deixar suas dúvidas no WhatsApp (51) 92.035.633 que a minha equipe repassa tudo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here