Microdermoabrasão é um recurso muito difundido no meio estético, principalmente quando nos referimos a tratamentos faciais, como o fotoenvelhecimento, cicatrizes de acne e rítide, como também para corporais, como estrias cutâneas por exemplo.

Neste post, vamos transitar pelos conceitos fundamentais de microdermoabrasão até aplicações práticas do recurso, como por exemplo:

  • Qual o conceito de microdermoabrasão;

  • Dicas e cuidados na aplicação do recurso;

  • Quais os tratamentos que podem se beneficiar de microdermoabrasão;

  • Qual o nível de evidência científica do recurso;

  • Contraindicação da microdermoabrasão;

Qual o conceito de microdermoabrasão?

A microdermoabrasão é um tipo de peeling mecânico, e vale conceituar que o termo peeling tem origem no verbo inglês “to peel”, que significa descamar, esfolar, desprender.

Este aparelho foi desenvolvido na Itália e popularizou-se na década de 80, quando se tornou disponível em toda a Europa.

Atualmente, é considerado uma das técnicas de desgaste superficial do tegumento mais conhecidas no mundo.

O procedimento de microdermoabrasão pode ser conceituado como a aplicação direta sobre a pele de um equipamento mecânico gerador simultâneo de pressão negativa e positiva, cujo objetivo é provocar erosão nas camadas da epiderme.

Como aplicar a microdermoabrasão?

No vídeo abaixo, a Prof. Fernanda Brasil mostra exemplos das principais aplicações da microdermoabrasão na pele e a maneira correta de manusear o aparelho em contato com a pele do paciente.

Microdermoabrasão tem evidência para quais tratamentos?

Pesquisa publicada na revista Plast. Reconstr. Surg. evidenciou que a técnica de microdermoabrasão pode desempenhar um papel na melhoria das irregularidades do contorno da pele, incluindo principalmente:

  • Rítides

  • Estrias Cutâneas

  • Cicatrizes de acne

  • Aumento da permeação transdérmica de ativos

Contudo esse recurso não é eficaz para o tratamento de todas disfunções estéticas, ainda são necessários mais estudos de melhor qualidade metodológica para enquadrá-la como eficiente no tratamento de discromias e acne vulgar.

Summary: Microdermabrasion is a popular technique used in the treatment of several skin problems, including acne, acne scarring, striae distensae, and photoaging This article will review a relevant literature and use an evidence-based approach to evaluate the clinical efficacy of microdermabrasion in skin care. In summary appears to be a procedure that can produce changes in dermal matrix constituents and result in improvement in skin contour irregularities. Is may also be beneficial in improving transepidermal delivery of certain medications. Its role in the treatment of dyschromias and acne vulgaris is limited. (Plast. Reconstr. 125: 372, 2010)

Tradução Livre: A microdermoabrasão é uma técnica popular usada no tratamento de vários problemas de pele, incluindo acne, cicatrizes de acne, estrias e fotoenvelhecimento. Este artigo irá revisar uma literatura relevante e usar uma abordagem baseada em evidências para avaliar a eficácia clínica da microdermoabrasão no cuidado da pele. Em resumo, parece ser um procedimento que pode produzir alterações nos constituintes da matriz dérmica e resultar em melhoria das irregularidades do contorno da pele. É também pode ser benéfico para melhorar a entrega transepidérmica de certos medicamentos. Seu papel no tratamento de discromias e acne vulgar é limitado. (Plast. Reconstr. 125: 372, 2010)

Quais as principais respostas fisiológicas da microdermoabrasão?

Na busca de explicações fisiológicas mais consistentes sobre este tema, pesquisadores discutem, em um artigo publicado recentemente no Journal of Cosmetic Dermatology, que a melhora do relevo da pele está intimamente vinculada à capacidade da microdermoabrasão de induzir a expressão de pró-colágeno tipos I e III, a proliferação de fibroblastos e a produção de colágeno, levando à sua nova deposição na derme.

No livro Raciocínio Clínico Aplicado à Estética Corporal, mostramos de forma mais detalhada as alterações moleculares que estão descritas pela literatura científica, após a aplicação de microdermoabrasão na pele:

Contraindicações da microdermoabrasão

Quem me segue sabe o quanto ressalto a importância de uma boa avaliação antes da aplicação de qualquer recurso de tratamento, e com a Microdermoabrasão não é diferente, pois sim, há algumas contraindicações na sua aplicação, como por exemplo:

  • Pele não íntegra (absoluta)

  • Doenças autoimunes de pele (relativa)

  • Acne ativa (relativa)

Conclusão sobre a Microdermoabrasão para tratamentos clínicos de Estética

  1. Microdermoabrasão é um tratamento com um ótimo custo benefício;

  2. Tem um bom nível de evidência científico quando comparado a outros tratamentos que estão na moda;

  3. Os possíveis efeitos colaterais são mínimos;

  4. O sucesso do tratamento depende exclusivamente da capacidade do profissional de aplicar corretamente.

Para finalizar, quero agradecer por você ter chegado até aqui, é uma grande alegria ter leitores comprometidos e em busca de capacitação na área estética.

Não deixe de comentar no box abaixo com as suas dúvidas e sugestões, elas são muito importantes para que eu possa estar sempre melhorando os conteúdos aqui do blog.

Me siga nas redes sociais, para estar sempre por dentro de tudo que eu posto no Instagram, Facebook e Youtube!
Forte abraço e até o próximo post!

__

PS.: Se você quiser participar de algum dos meus treinamentos presenciais este ano, basta clicar neste link para ver a minha agenda completa.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here