A alopecia é caracterizada pela perda de cabelos ou pelos e apresenta origem multifatorial. Em resumo, a condição pode resultar de diferentes mecanismos e acomete frequentemente homens e mulheres em diversas faixas etárias, comprometendo a autoestima e a qualidade de vida.
No post de hoje, eu trago 3 dicas de tratamentos estéticos comprovadamente eficazes no manejo da alopecia.
Microagulhamento na alopecia
O microagulhamento é uma técnica amplamente elencada na tricologia para auxiliar no tratamento de alopecia.
Em suma, a aplicação de micropunturas estimula a liberação de diversos fatores de crescimento, como o VEGF e o PDGF. Além disso, ativa a via de sinalização Wnt/β-catenina, que é fundamental para o início da fase anágena do ciclo capilar, e favorece a proliferação de células-tronco das papilas dérmicas, ampliando os efeitos terapêuticos em distúrbios relacionados à queda capilar. Esses mecanismos também promovem a neovascularização da pele, otimizando a nutrição dos folículos pilosos.
Para potencializar a entrega de resultados, é possível associar a técnica à entrega de ativos. Por exemplo, combinação do microagulhamento, realizado semanalmente, com a aplicação tópica de minoxidil a 5% 2x ao dia demonstrou, em estudos, um aumento significativo na densidade capilar quando comparado ao uso isolado do fármaco.

Sabe-se que o efeito sinérgico observado na associação entre microagulhamento e minoxidil é atribuído não apenas à facilitação da penetração transdérmica do ativo, mas também à regulação das enzimas sulfotransferases nos folículos pilosos, responsáveis por converter o minoxidil em minoxidil sulfato.
O uso de agulhas de 0,6 mm em caneta elétrica mostrou apresentar benefícios superiores em comparação ao uso de agulhas de 1,2 mm no mesmo dispositivo, promovendo um aumento tanto na contagem quanto na espessura dos fios. Por outro lado, agulhas de 0,5 mm demonstraram ser mais eficazes do que as de 0,3 mm no estímulo à densidade capilar.
Também é possível associar ativos como finasterida, fatores de crescimento e plasma rico em plaquetas.
LEIA TAMBÉM: Carboxiterapia: 8 indicações de tratamento
Carboxiterapia na alopecia
A carboxiterapia tem se destacado como uma abordagem terapêutica eficaz no tratamento da alopecia. Os seus efeitos benéficos estão inicialmente atribuídos à capacidade de promover vasodilatação na unidade folículo-pilossebácea.
O CO₂ induz um estado relativo de hipercapnia, que é parcialmente compensado pela vasodilatação e pelo aumento do fluxo sanguíneo local. Assim, favorece-se a oxigenação tecidual e a oferta de nutrientes na área tratada. Além disso, o aumento da oxigenação no local de aplicação também se deve ao efeito Bohr, que facilita a liberação de oxigênio pelas hemácias nos tecidos.
Para o tratamento da alopecia androgenética e do eflúvio telógeno, sugere-se 7 pontos de injeção distribuídos em diferentes áreas do couro cabeludo. Na alopecia areata, por outro lado, geralmente se aplicam as medicações no centro das lesões, sendo necessário ampliar o número de pontos em casos de acometimento mais extenso. Os intervalos entre as sessões variam de 1 a 4 semanas, e o número total de aplicações por paciente pode oscilar entre 3 e 20.
Fototerapia de baixa intensidade na alopecia
A fototerapia de baixa intensidade, principalmente na faixa espectral do vermelho (600 a 690 nm), tem demonstrado eficácia na indução do crescimento capilar em casos de alopecia androgenética, perda capilar padrão feminino e eflúvio telógeno. Evidências indicam que a técnica estimula as células-tronco localizadas no bulbo capilar, induzindo, então, a entrada dos folículos na fase anágena e prolongando a duração do ciclo de crescimento dos fios.
Além disso, promove a conversão de pelos velus, finos e menos pigmentados, em fios terminais, que são mais espessos e robustos. Clinicamente, observa-se um aumento significativo na densidade e na espessura dos cabelos.
Confira, no vídeo abaixo, uma demonstração prática de aplicação da técnica de microagulhamento. O conteúdo foi retirado do livro Eletroterapia de Precisão Aplicada à Estética; em breve, abriremos as vendas da obra novamente!